terça-feira, 28 de janeiro de 2014



Luz,  esse foi o tema da nossa primeira aula da oficina de fotojornalismo  após o período de férias. Nela vimos  a forte  quanto a iluminação pode ser bastante influente na qualidade da foto,podendo deixá-la mais bonita e muito bem composta ou atrapalhando todo o seu resultado.
As fontes de luz podem incidir no objeto de três formas diferentes: 

Direta- produz sombras duras
Rebatida- produz sombras médias
 Difusa-produz sombras suaves

Ao realizar a atividade foi possível perceber os  diferentes efeitos causados pela luz, pois usei
fontes de luz e luzes diferentes nos dois planos de fundos proposto.


Pauta

Tema: os benefícios do consumo de frutas
Retranca: Alimentação/ Saúde.
Local: Em aberto
Veículo: blog fotografias
Periodicidade: semanal
Indicação de composição: Quatro fotos, duas em fundo branco e duas em fundo preti. Usar  tipos de luz diferente e em posições diferentes.



 As frutas são grandes fontes de nutrientes, principalmente de vitaminas e a ausência delas pode causar problemas graves à nossa saúde e ao nosso corpo. além de vitaminas, as frutas são ótimas fontes de fibras que são responsáveis pela saciedades e ajudam na limpeza do organismo eliminando impurezas e auxiliando no funcionamento do intestino. .

Fundo claro:

 usando apenas a luz de duas velas em posições diferentes uma na ponta da frente da cartolina e a outra próximo a parede  em lado oposto obtive uma iluminação amarelada com sombras suaves



Na tentativa de obter sombras médias usei apenas uma lanterna refletida em um espelho.


Fundo escuro



Aqui usei apenas a luz de uma luminária  obtive apenas a visualização das frutas e sem sombras


Aqui  a tentativa foi com velas na mesma posição que a do fundo claro pra perceber os efeitos causados e planos diferentes.

2 comentários:

  1. nas duas primeiras fotos você acabou deixando a mostra os cantos ou a dobra da cartolina..isso deu uma prejudicada nessas imagens. cuidado! :)

    ResponderExcluir
  2. outra coisinha...a foto acabou pegando mais o fundo do que o próprio objeto e isso também fez com que aparecesse a cartolina do mini estudio (a distância da câmera pra o objeto)

    ResponderExcluir